quinta-feira, 1 de julho de 2010

POUPEM-NOS COM OS PACTOS!


Pela aragem se vê quem vai na carruagem! Por aquilo que algumas associações patronais manifestaram aos jornalistas a propósito do pacto para o emprego já estamos a ver quais são os objectivos desta operação mediática chamada pomposamente de «Pacto para o Emprego»!

Objectivo primeiro: aumentar os contratos a prazo indefenidamente;

Objectivo segundo:despedir livremente;

Objectivo terceiro:determinar os horários de trabalho á vontade do patrão, retirando esta questão da negociação colectiva.

Dizem que tudo isto pode ser feito sem realizar qualquer revisão do Código do Trabalho e por um tempo determinado.

Devem estar a brincar!Não há sindicalista sério que não veja onde tudo isto leva!

Entretanto, o Governo parece admitir tudo aceitando o argumento de que é preciso criar emprego e aumentar a competitividade das empresas.

Ainda há pouco tempo Monteiro Fernandes, conhecido especialista em direito do trabalho próximo do PS, dizia por outras palavras que isso era uma treta, um dogma em que acreditava quem queria ou quem interesse tinha em tal!

Sejamos claros, o que se pretende com esta cena do pacto do emprego?Lançar a ideia de que se está a fazer diálogo social, fazer umas reuniões de verão (com ar condicionado) e depois negociar num gabinete qualquer do Ministério do Trabalho, sempre com os mesmos, o pacote do costume?Poupem-nos!

Sem comentários: