quinta-feira, 24 de junho de 2010

PARA QUANDO O INQUÉRITO ÀS CONDIÇÕES DE TRABALHO?


O inquérito ás condições de trabalho é uma das iniciativas prometida e mais emblemáticas da famosa Estratégia Nacional para a Segurança e Saúde no Trabalho 2008-2012.

Razões que justifiquem esta medida são várias, com relevo para o facto de não existirem estatísticas fiáveis sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais em Portugal.O caso das doenças profissionais é até escandaloso.O que temos é um subnotificação generalizada.

De facto, não temos um instrumento que nos dê um retrato aproximado de como e em que condições trabalham os portugueses.Em Espanha já se fizeram alguns cinco ou seis inquéritos às condições de trabalho!

A responsabilidade da realização deste inquérito pertence ao Ministério do Trabalho e mais concretamente á Autoridade para as Condições do Trabalho.Até agora, porém, a inciativa está pouco ou nada desenvolvida.Porquê?E a Ministra do Trabalho não se preocupa?Seria muito bom que ao menos do seu consulado resultasse esta iniciativa.Ela que foi uma sindicalista!

E os Parceiros Sociais,nomeadamente os sindicatos?Porque estão tão calados sobre esta matéria?Não viram ainda a importancia de um instrumento destes?Sim, a importancia política, claro está!

Continuamos a definir as políticas laborais sem dados credíveis neste domínio! Até quando?




Sem comentários: