Nunca como hoje a comunicação social tratou tão mal os eventos sindicais e o sindicalismo em
geral!0s editores dos nossos jornais e televisões apenas dão relevo a uma greve geral ou a alguma intriga sindical que contribua para piorar a perceção que os trabalhadores e os cidadãos em geral têm da vida sindical!
É frequente vermos um reporter de TV perguntar a um passageiro da CP ou
da transtejo se a greve que o afeta lhe está a causar muitos
transtornos!É óbvio que sim, não?!Os comentários dos jornalistas a estas
greves são, por vezes, caricatos.Do tipo «acha que esta greve é
justa?»A guerra dos números de grevistas é das coisas mais estúpidas em
particular nos governos de direita em que os sindicatos dizem que as
adesões foram a 90% e o governo diz que não passou dos 10%.
Ao abrirmos os jornais ou analisarmos os programas televisivos raramente vemos um programa que aborde o sindicalismo sob ponto de vista histórico e pedagógico!Nada!A este nível sindical é um deserto cultural e uma pobreza democrática!E quando estes temas são abordados, em geral por comentadores económicos, o que mais se manifesta são a ignorância e o preconceito classista e conservador
Duas razões fundamentais estão na base do mau tratamento da vida sindical pelos meios de comunicação: o facto de que essses meios estão nas mãos de grupos empresariais privados e, portanto, nas mãos de uma das partes dos interesses económicos e, por outro lado, a falta de formação específica dos jornalistas que tratam as matérias sindicais.
O Movimento Sindical sente cruamente esta realidade, mas falta-lhe meios para contrariar estas situações que não são fruto do acaso mas fazem parte da luta de interesses e pela hegemonia cultural e política.Nunca a manipulação do conhecimento pelos centro de poder ao seviço da finança foi tão acérrima e científica como hoje!
Os sindicatos podem, todavia, dar mais atenção a esta questão através da formação dos sindicalistas e de um maior investimento numa informação alternativa, nomeadamente nas redes sociais e nos portais sindicais na internet. Investir significa nomeadamente apostar na preparação de sindicalistas que dominam a comunicação moderna e em mais meios financeiros para manter bons e atualizados portais.
Por outro lado é necessário apostar na formação dos sindicalistas no domínio da descodificação do discurso manipulador e no processo de construção de discursos sindicais que não sejam mera retórica já demasiado usada e sem atração!
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