domingo, 10 de julho de 2011

MEMÓRIAS: O primeiro salário mínimo!


«O valor do primeiro salário mínimo nacional (SMN) foi fixado em 3.300 escudos pelo Decreto-Lei nº217/74 de 27 de Maio.
Se tivesse sido apenas aumentado de acordo com o valor da inflação, isto é, sem aumentar o seu poder de compra, o seu valor estaria hoje acima de 540 euros.
Mas se houvesse aumento anual do poder de compra e este fosse em cada ano igual ao valor médio da produtividade na economia (o qual se pode estimar num valor médio anual de 1,5%) teríamos um valor do salário mínimo superior a 880 euros.
Era uma reivindicação da Intersindical que vinha de antes do 25 de Abril.Constituiu uma das alíneas das conclusões do 3º Congresso da oposição democrática de 1973....

O ordenado médio das operárias têxteis, 90% da mão de obra no sector, mais de 200 mil trabalhadoras, era de 1250 escudos.Muitos puderam mobilar as suas casas, pois o que ganhavam até aí dava apenas para alimentar e vestir a família.Outros puderam comprar o frigorífico e a televisão por que ansiavam.....»

In Contributos para a história do movimento operário e sindical-das raízes até 1977 , vários autores,edição CGTP, 2011.

Nota: por aqui se vê quão injusto e incompreensível é o não aumento do salário mínimo português imposto pela troika, o patronato e governo português.Não apenas injusto mas também anti económico!

Sem comentários: