segunda-feira, 19 de outubro de 2009

CIP DEFENDE SALÁRIOS BAIXOS!

Os salários baixos são necessários para 25% das nossas exportações", pelo que "não é oportuno, este ano, subir o salário mínimo nacional", declarou o presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP).

As reacções no mundo sindical não se fizeram esperar. O presidente da União Geral de Trabalhadores (UGT) considera "absurdo" que "se diga que há empresas em Portugal que dependem de baixos salários e defender que isso põe em causa o emprego". João Proença diz que esse argumento "não corresponde à realidade" e contrapõe: "Salários altos são fundamentais para promover o emprego, porque aumentando o salário mínimo estamos a elevar a procura interna e a criar mais postos de trabalho".

As declarações de Francisco Van Zeller, presidente da CIP, em entrevista ao programa Diga Excelência, nem sequer são inéditas. Já a 1 de Setembro, em declarações ao DN, as confederações da Indústria e do Turismo se opunham ao aumento do salário mínimo, na sequência da proposta da Confederação Geral de Trabalhadores (CGTP) de aumento para 475 euros em 2010. E já em Outubro de 2008, a UGT acusava a CIP de "tentar provocar constrangimentos à negociação salarial". É também em nome de uma "repartição mais equilibrada do rendimento" que João Proença invoca a necessidade do aumento do salário mínimo."Temos a segunda maior desigualdade de rendimentos da UE a 27. É insustentável que se continue a defender salário baixos, é preciso apostar na qualificação, na inovação e outros factores de competitividade", diz.

Para o líder da UGT, "não faz sentido" continuar a investir em empresas que sobrevivem à custa dos trabalhadores porque estão "condenadas, agora ou a prazo". Até porque, pela lógica da CIP,"se os salários forem muito pequenos, todos têm emprego mas todos são pobres. Não é esse o modelo de desenvolvimento que defendemos para Portugal", diz.(notícia do dia)

Nota:O aumento do salário mínimo previsto fica aquém de 1€ por dia!Claro que quem pode vai embora do país!

Sem comentários: