terça-feira, 14 de abril de 2009

PROFESSORES PODEM FICAR SEM VOZ!


Um em cada cinco professores (uma prevalência de 20 por cento) falta ao trabalho devido a problemas vocais. Uma complicação que afecta somente quatro por cento dos outros profissionais, revela um estudo feito em Portugal.

Para prevenir e detectar doenças na voz realizam-se rastreios no Departamento de Otorrinolaringologia, Voz e Perturbações na Comunicação do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, até sexta-feira, dia em que se celebra o Dia Mundial da Voz.

As marcações podem ser feitas através do e-mail rastreiovoz.2009@hsm.minsaude.pt ou através de uma chamada para o número 961375 000, entre as 08h30 e as 13h00.Segundo o Ministério da Saúde, pelo enorme impacto dos problemas vocais no ambiente de trabalho, procuram-se desenvolver estratégias que melhorem a saúde vocal dos profissionais com exigência vocal. Os especialistas sublinham que o cansaço vocal não é "normal" e alertam para a alteração na voz, que justifica uma consulta da especialidade. C.S.

Nota:Os problemas da voz e o stress são os principais riscos profissionais dos docentes!

Uma das reivindicações sindicais fundamentais é a exigência de exames médicos periódicos.Directivas comunitárias e legislação nacional de SST existe!Então porque não se avança?

Sem comentários: