Do jornal 24 Horas de Hoje:
"Os trabalhadores do ramo da hotelaria são os mais prejudicados a vários níveis. Segundo um relatório da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA), ontem publicado, "os trabalhadores deste sector são mais frequentemente vítimas de violência, assédio e discriminação - por parte de clientes, colegas e patrões - do que os trabalhadores de outros sectores".
O relatório, intitulado "Protecting workers in hotels, restaurants and catering" (Proteger os trabalhadores em hotéis, restaurantes e catering), é totalmente subscrito pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul. "Já temos denunciado estes e outros problemas no sector. Mas acima de tudo temos apresentado propostas para alterar esta situação", sublinhou ao 24horas o presidente deste sindicato, Rodolfo Caseiro.Para este dirigente a hotelaria é "um sector de passagem, porque as pessoas apenas encontram más condições de trabalho".
Segundo o relatório, "os trabalhadores do sector enfrentam igualmente uma série de riscos psicossociais, designadamente horários de trabalho prolongados e imprevisíveis" e "entre os factores de risco físicos a que os trabalhadores estão expostos conta-se o facto de passarem muitas horas de pé e de transportarem cargas pesadas".ver relatório
Nota: Podemos dizer com verdade que os relatórios não faltam!Falta, todavia, a capacidade de alterar as situações.Mas este problema está relacionado com a relação de forças e a capacidade política dos movimentos de trabalhadores em todo o mundo e nomeadamente na Europa para contrariar a exploração!
Sem comentários:
Enviar um comentário