quarta-feira, 11 de junho de 2008

RETÓRICA SOCIAL,LEGISLAÇÃO DURA!


"Os ministros do Trabalho da União Europeia alcançaram ontem um acordo sobre a futura lei de tempo de trabalho, que prevê a possibilidade de ser ultrapassado o actual tecto de 48 horas semanais, sem o voto favorável de Portugal.O ministro do Trabalho considerou que a directiva devia ser mais "equilibrada".
Recorde-se que o Dia do Trabalhador, festejado a 1 de Maio, comemora as 40 horas atingidas em 1890."(últimas notícias)

Este assunto já estava há muito tempo em cima da mesa.A Inglaterra e alguns dos países que aderiram há pouco à UE não querem limitações ao que consideram o mais importante de tudo- a competitividade.A Confederação Europeia dos Sindicatos considera o acordo dos ministros da UE inaceitável!Importante a posição da Espanha que se opôs e naturalmente o PSOE que vai lutar contra esta medida!De realçar a posição do Ministro português.

O horário de trabalho na UE pode chegar às 65 horas!Espera-se agora uma posição do Parlamento Europeu mais favorável aos trabalhadores.

Como pode a retórica social da Comissão Europeia continuar a falar em segurança e saúde dos trabalhadores, combate ao stress e conciliação da vida familiar e profissional?Estão certamente a brincar ou estão efectivamente a enveredar por um cinismo político que faria corar de vergonha os pais fundadores da CE.Faria?

Sem comentários: