terça-feira, 17 de junho de 2008

CARTA NÂO ENVIADA ...!


De vez em quando passo por ti nas escadas do meu prédio.A pressa que vai comigo não me impede de reparar na elegancia do teu corpo, na tua pele morena de meridional e na tua forma de trabalhar que quase parece um bailado e não uma árdua tarefa de onde retiras o sustento de imigrante.Sei que chegas cedo e és despejada com outras mulheres junto ao prédio, com tarefas definidas, ferramentas de trabalho e vários recipientes com líquidos para a limpeza.Tudo está organizado e coordenado com a experiencia da patroa que vigia o trabalho e o tempo de cada uma.

Sei que no passado mês te sentiste mal numa limpeza interior de um edifício sem suficiente ventilação.Os produtos eram muito fortes.Não foi dada grande importancia ao facto pela empresa onde trabalhas e tu mesma acabaste por quase esquecer o acidente! Sim, porque se trata de um acidente de trabalho.A tua empresa não se preocupa com este sproblemas e apenas cuida do seguro para o caso de partires uma perna.Mas existem outros riscos na tua profissão que podem originar doenças profissionais.
Atenção pois aos produtos irritantes e corrosivos utilizados ,bem como á concentração dos mesmos e à necessária protecção individual prevista na legislação.Atenção especial quando as limpezas com esses produtos são realizadas em espaços sem ventilação.As empresas estão obrigadas por lei a cuidar da segurança e saúde dos trabalhadores.

É importante que estejas informada e te sindicalizes para melhor te informares dos teus direitos.O sindicato , por sua vez, vai exigir que a tua empresa tome medidas ou exija a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho.
Sei que a tua liberdade de acção é pequena pois a tua principal preocupação é manter o trabalho.Como imigrante de um país distante, estás de passagem e pensas que por pouco tempo.No entanto não te esqueças que, como trabalhadora ,tens direitos e deveres e que podes ter a solidariedade das organizações de trabalhadores.Um beijinho do condómino do último andar do prédio C.

Sem comentários: