terça-feira, 12 de novembro de 2013

A IGREJA PORTUGUESA E O TRABALHO!

Recentemente o Bispo de Lisboa, D. Manuel Clemente, referiu-se ao mundo do trabalho dizendo que estamos a passar tempos difíceis e que alguns passam uma imerecida pobreza. Fala mesmo em desafio civilizacional nesta matéria dando a entender que são necessárias mudanças na organização do trabalho. Uns dias antes teria dito também algo sobre a necessidade dos portugueses gastarem menos tendo em conta a crise! 

 Os responsáveis máximos da Igreja católica Portuguesa sentem, em geral, muita dificuldade em falar sobre o trabalho e em particular sobre os seus conflitos! Diria mesmo que é um problema que afeta a Igreja universal apesar das encíclicas papais. Em geral, não falam claro sobre o tema, existindo frequentemente uma grande ambiguidade nas suas afirmações. 
É óbvio que não se querem comprometer, preferindo pairar sobre a matéria, defendendo no fundo o que a Igreja sempre defendeu que é a chamada «colaboração de classes». Sendo essa a sua posição, a de que o capital e o trabalho se devem entender, os bispos falham, no entanto, no seu discurso e estratégia comunicacional aparecendo como aliados de um dos lados, ou seja do capital. Objetivamente aparecem ao grande público e aos trabalhadores como efetivos aliados dos patrões! O que parece é! E esta situação tem peso no conflito existente, mais agudo ou mais brando, entre o capital e o trabalho. As últimas declarações de D.Policarpo, ainda como Bispo de Lisboa, sobre o momento político nacional foram aliás desastrosas.
Não querendo fazer processos de intenção, dizendo que eles em Portugal estarão pessoalmente mais próximos das forças políticas ligadas ao poder económico, vou apontar apenas uma das razões para esta situação. A falta de preparação teológica e comunicacional da maioria dos bispos portugueses, apesar de se apresentarem, e serem de facto, no caso de D. Clemente e outros, como intelectuais de prestígio. 
A formação teológica em Portugal, hoje monopolizada pela conservadora Universidade Católica, teve graves lacunas na formação do clero, em particular da geração dos atuais bispos. Nos curricula dos estudantes de teologia o mundo do trabalho nunca foi refletido á luz da fé cristã de forma consistente, profunda, tendo em conta a tradição, a ciência política e outras ciências sociais. Existia o estudo da doutrina Social da Igreja e pouco mais. A única tentativa inovadora neste campo foi a experiencia do Instituto Superior de Estudos Teológicos de Lisboa, ISET, na década de setenta, liquidada logo após o 25 de Abril para não fazer concorrência á Universidade Católica. 
Pela Europa já existia um trabalho mais profundo sobre estas matérias e até nas américas do norte e do sul. Foi, aliás, no sul que nasceu a teologia da libertação que inspirou as práticas de tantos cristãos nas lutas contra as ditaduras e a exploração vergonhosa dos trabalhadores. Esta carência condiciona hoje a reflexão dos responsáveis da Igreja portuguesa sobre uma das questões globais mais importantes do atual momento. Não os desculpa porque o trabalho e o seu significado vital para as pessoas é central. Os bispos não podem ser especializados em todas as matérias mas podem pedir a colaboradores para prepararem as suas intervenções e documentos. Só ganhariam com uma posição clara fundamentada e contextualizada! Deveriam inclusive ouvir mais os movimentos de trabalhadores cristãos como a L0C/MTC e a j0C.A negligência tradicional nesta matéria tem, por sua vez, uma leitura política! Voltaremos ao assunto.

1 comentário:

A.Brandão Guedes disse...

Partilho e deixa-me dizer que me identifico inteiramente com esta posição. Nem as palavras corajosas do Papa Francisco levam as vozes mais autorizadas da Igreja Portuguesa (e não a portuguesa, só claro!) a ter outra coerência com a mensagem libertadora de Jesus de Nazaré!...

Num tempo de tanta injustiça e de consequências dramáticas para tantas famílias e pessoas, por causa das políticas orientadas para servir o Deus dinheiro, é assim que a maioria dos nossos bispos esperam cativar os pobres e os que são explorados nos seus direitos e na sua dignidade! É assim que se sentem fiéis à Mensagem do Evangelho!

Imaginamos que, por hipótese, o Governo português, era maioritariamente de esquerda: não haverá grandes dúvidas que a posiçaõ maioritária da Igreja portuguesa seria muito diferente... nem teriam entregue de mão beijada os dois feriados religiosos... E ao nível da Europa seria provavelmente a mesma coisa...

Abraço fraterno.
JMDuarte
(Friedrichshafen - Alemanha)