Apresentamos hoje um Relatório prospetivo da Agencia Europeia para a Segurança e Saúde no trabalho sobre os empregos verdes e riscos novos e emergentes associados ás novas tecnologias.
Empregos verdes começaram a ser falados recentemente pela OIT e pela União Europeia.As grandes
centrais sindicais iniciaram também um debate interessante sobre esta questão.Um tema interessante mas que deve ser debatido sem se cair na verborreia e no otimismo ingénuo que, por vezes, se apodera de algumas instituições públicas.
A tecnocracia tem muitas formas de domínio e uma delas é apresentar um tema como grande novidade e até numa linguagem pretensamente humanista para, depois na prática, se dar margem á atuação dos grandes grupos/lobies industriais e outros.
Lamentavelmente a linguagem humanista da UE emcobre, cada vez mais, as práticas neo-liberais e predadoras do capitalismo mundial,a austeridade a todo o preço e a desregulação do trabalho.
Muita parra e pouca uva como diz o ditado popular!Nunca o investimento na segurança e saúde foi tão baixo no espaço comunitário!Todavia, nunca se fizeram tantos relatórios, estudos e comunicações.Porquê esta discrepancia?
Sem comentários:
Enviar um comentário