quarta-feira, 13 de março de 2013

HOMENS DAS POEIRAS!

Este artigo de investigadores brasileiros tem por objetivo discutir o trabalho perigoso e penoso no setor de rochas ornamentais e seus efeitos do ponto de vista da saúde mental a partir dos dados obtidos na pesquisa “Homens (d)e pedra: trabalho e saúde na extração e beneficiamento de rochas ornamentais”, realizada no estado do Espírito Santo em 2008. O estudo utilizou metodologia qualitativa, possibilitando que os trabalhadores pudessem fazer associações entre seu trabalho e possíveis agravos à saúde.

Além das dores pelo corpo, das lombalgias, das alergias, emergiu também o chamado “estresse”, tendo como fonte a pressão no trabalho. A partir de um panorama da cultura e da sociabilidade desses trabalhadores, elegemos as categorias de análise entre as fontes da pressão como: as metas, a jornada de trabalho, as relações verticais e as relações horizontais.

 Esta última foi o contraponto dos efeitos adversos da pressão. Em seguida, discutimos as expressões da pressão, que são os sintomas: insônia, irritabilidade, falta de paciência, submissão e os efeitos sobre a sociabilidade da família. Observamos que os dados sobre sofrimento psíquico expressos pela ideia de “estresse”, não identificados em estudos anteriores realizados no setor, começaram a surgir na pesquisa acima citada, tornando-se mais um desafio e uma preocupação para o campo temático da Saúde do Trabalhador.VER ARTIGO

Sem comentários: