terça-feira, 30 de dezembro de 2008

DESAFIOS DA PRECARIZAÇÃO E DA SAÚDE DOS TRABALHADORES!

Estudo de investigadores brasileiros sobre o trabalho informal e infantil....os acidentes de trabalho como exclusão social e a sua invisibilidade social.
Resumo do estudo
"Refletir sobre o campo saúde do(a) trabalhador(a) é o objetivo deste estudo.Busca-se sublinhar o significado das condições de trabalho para o ser humano do ponto de vista da saúde. A premissa não é quantificar, mas inferir que as condições de trabalho podem gerar danos à saúde, mas nem sempre apresentam de imediato a sua relação com o trabalho.

São discutidas, a partir da abordagem qualitativa, três situações, as quais contemplam os trabalhos rural,informal e infantil e, como resultado, verifica-se a contradição da categoria trabalho, que, se por um lado é sinônimo de sociabilidade, por outro, contraditoriamente,constitui-se em mecanismo de exclusão social na medida em que é realizado sem o reconhecimento dos direitos sociais e trabalhistas. Verifica-sea expansão de formas de trabalho sem regulamentação, tais como o domiciliar e o familiar e os realizados em locais como a rua e o lixo.

Encerra-se a reflexão com destaque ao papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na “assistência integral”à saúde dos(as) trabalhadores(as) e ao desafio de atuar na perspectiva de prevenção e promoção da saúde do trabalhador de modo integrado e articulado aos demais órgãos públicos que atuam nesta área."Estudo

1 comentário:

Banco de Saúde disse...

Olá,

Parabéns pelo seu Blog. Ele está concorrendo para Destaque Sáude na Blogosfera. O Portal Banco de Saúde (http://www.bancodesaude.com.br) está sempre em busca de iniciativas que promovam saúde, qualidade de vida e melhorias sociais.

Lançamos campanhas de promoção de saúde, que muitas vezes, tem a web como veículo único. Esperamos poder contar com sua participação no futuro.

Ficaremos contentes em receber sugestões pelo email contato@bancodesaude.com.br