sexta-feira, 12 de março de 2010

OS VIADUTOS CAEM MUITO EM PORTUGAL! PORQUÊ?


A queda de viadutos e infra-estruturas similares é mais frequente do que o desejável. Foram registados vários casos na última década, muitos deles motivados por falhas de segurança.

Há pouco mais de quatro meses cinco portugueses morreram num acidentes na construção civil, em Andorra. As causas do acidente ainda estão por apurar, mas algumas das famílias já receberam 15 mil euros de indemnização.

Em Abril de 1997 morreram cinco pessoas nas obras de construção da ponte Vasco da Gama. Uma falha de segurança num carrinho de avanço provocou o seu desprendimento do tabuleiro.

Quatro anos depois, em Janeiro de 2001, a queda de um viaduto na A15, perto das Caldas da Rainha, causou a morte de quatro operários.

A comissão de inquérito que investigou o caso concluiu que existiram «erros na construção e insuficiência de garantias de segurança no trabalho». O caso só chegou a tribunal em 2009. Treze pessoas são acusadas e os pedidos de indemnização ultrapassam o milhão de euros.

No mesmo ano, em Dezembro, a queda de um viaduto na A2 durante as operações de betonagem provocou a morte a cinco cidadãos estrangeiros que trabalhavam no estaleiro de obras.

O total de indemnizações ascendeu aos 125 mil euros.

Em 2003, uma ponte pedonal caiu em pleno ic19 provocando quatro feridos. Na origem do acidente esteve «um defeito grave de concepção». As vítimas avançaram com um processo-crime, mas acabaram por chegar a acordo com a entidade responsável pela gestão do espaço.(notícia do dia)


Nota.Importa apurar as verdadeiras responsabilidades no domínio da segurança e saúde no trabalho....Baixar os custos da obra e cumprir os prazos à custa de vidas humanas nunca!Mas estes crimes compensam!

Sem comentários: