segunda-feira, 9 de novembro de 2009

AUMENTA O NÚMERO DE OPERÁRIOS QUE MORREM EM ESPANHA!


A morte de cinco portugueses no acidente de sábado nas obras de um viaduto em Andorra - sendo que quatro dos corpos restavam ontem por resgatar - agravou ainda mais uma estatística que está a preocupar sindicalistas em Portugal: nos últimos cinco anos, morreram pelo menos 40 trabalhadores nacionais em Espanha. Segundo Albano Ribeiro, presidente do Sindicato da Construção Civil do Norte, morreram 15 operários portugueses nas obras e mais 25 na estrada.

O número, no entanto, pode ser maior, dado que muitas vezes as mortes não são contabilizadas em Espanha. "Ninguém pode dizer se não serão 50,60 ou 70", diz Albano Ribeiro, que dá o exemplo de um português que teve um acidente em Vigo, mas acabou por morrer em Portugal, para onde foi transportado.Ontem, em Andorra, cumpriu-se o pior cenário. Além dos três mortos confirmados no sábado, foi localizado o corpo de um quarto trabalhador português. Um quinto, preso nos escombros, chegou a ser retirado com vida durante a noite. Mas acabou por não resistir aos ferimentos e ao frio.

O acidente ocorreu sábado, cerca das 12h00, quando dezenas de operários estavam a trabalhar na construção de um viaduto que integra as obras do túnel de Dos Valires, entre as localidades de Encamp e La Massana. A estrutura cedeu, desabando de uma altura de cerca de 20 metros. Além dos cinco mortos, seis trabalhadores portugueses ficaram feridos.(notícia do dia)


Nota: Como é possível que continuem a acontecer este tipo de acidentes?É necessário tomar medidas especiais relativamente às obras e relativamente a este tipo de trabalhadores migrantes que são hoje pau para toda a colher....carne de canhão!

Sem comentários: