terça-feira, 8 de abril de 2008

STRESS PROFISSIONAL AFECTA TRABALHADORES!

O stresse profissional é um dos maiores desafios que a Europa enfrenta no domínio da segurança e saúde no trabalho (SST), prevendo-se o aumento do número de pessoas afectadas por doenças relacionadas com stresse provocadas ou agravadas pelo trabalho. O stresse é o segundo problema de saúde relacionado com o trabalho mais comum na Europa, afectando 22% dos trabalhadores da UE (2005). Estudos indicam que entre 50% e 60% dos dias de trabalho perdidos estão relacionados com este fenómeno. Em 2002, o custo económico anual do stresse profissional na UE 15 foi estimado em 20 000 milhões de euros.


Os riscos psicossociais emergentes, analisados numa previsão de peritos, são apresentados num novo relatório, o terceiro de uma série dedicada a novos riscos e a riscos emergentes, elaborado pelo Observatório Europeu dos Riscos, que faz parte da EU-OSHA-Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho

O trabalho precário coloca em risco a saúde dos trabalhadores

Em termos gerais, o trabalho precário define-se como o emprego mal remunerado e de baixa qualidade, com poucas oportunidades de formação e de progressão na carreira. Os trabalhadores com contratos precários tendem a efectuar os trabalhos mais perigosos, trabalham em piores condições e recebem menos formação em matéria de segurança e saúde no trabalho. Trabalhar em condições instáveis pode gerar insegurança no emprego, o que, por sua vez, agrava significativamente o stresse profissional.


A intensificação do trabalho causa problemas de saúde...os lucros aumentam!

Com a imposição de prazos rigorosos e o aumento do ritmo de trabalho, são cada vez mais os trabalhadores da UE que têm de fazer face a maiores volumes de trabalho e a maior pressão no emprego. A redução dos locais de trabalho, a quantidade crescente de informação a tratar devido às novas tecnologias de comunicação e o aumento das exigências impostas a um menor número de trabalhadores também podem levar a um aumento do stresse profissional.

A violência e a intimidação colocam em risco os trabalhadores

O problema da violência e da intimidação no local de trabalho suscita cada vez mais preocupações. Embora afecte todas as profissões e sectores de actividade, é mais comum nos sectores da saúde e dos serviços, podendo levar a perda de auto-estima, ansiedade, depressão e até mesmo ao suicídio.

A difícil conciliação entre a vida profissional e a vida privada afecta as famílias

Os grandes volumes de trabalho e os horários de trabalho inflexíveis dificultam ainda mais esta conciliação, sobretudo para as mulheres que, muitas vezes, são obrigadas a acumular a actividade profissional e as tarefas domésticas. Esta situação pode causar stresse e ter outros efeitos negativos sobre a saúde dos trabalhadores, especialmente quando estes não têm possibilidade de ajustar as condições de trabalho às suas necessidades pessoais. Mais de 40% dos trabalhadores da UE 27 com longos horários de trabalho afirmaram estar insatisfeitos com a conciliação entre a vida profissional e a vida privada.

2 comentários:

A.Brandão Guedes disse...

Viva Brandão,

Grata pelo envio. Estás sempre sobre o acontecimento.

Mas um alerta...quem não faz nada também sofre do stress. Não será uma situação
que atravessa a sociedade em que vivemos por diversas razões que ultrapassam o
mundo laboral?

Bom trabalho ....pouco stress.

Idalina Grácio

A.Brandão Guedes disse...

Olá

Estou de acordo consigo. Hoje o Stress é a desculpa da moda, embora ele de facto esteja presente no dia a dia. Penso que a carência de valores, o desrespeito pelo vizinho, a anarquia que vai por aí, também stressa. Nesta sociedade a que chamam democrata, algo está mal. Que solução? Ditadura? Francamente não sei.
Desculpe a franqueza.
Cumprimentos.
António Duarte