sexta-feira, 15 de abril de 2016

QUEM FISCALIZA OS CALL CENTERS EM PORTUGAL?

O trabalho em call centers tem sido apontado como uma das atividades mais mal pagas e exercida
em piores condições de segurança, saúde e bem estar! Instalações e locais de trabalho mal concebidos, e sem higiene, carga física e psíquica que levam à depressão e ao desgaste progressivo e, por vezes, irreversível da saúde.
Segundo informações, nomeadamente do Sindicato dos Trabalhadores dos Call Centers, são mais de 50 mil pessoas a trabalharem nestas unidades, em geral exploradas por grandes empresas de telecomunicações! Os relatos que nos fazem alguns trabalhadores sobre a sua condição são arrepiantes! Vários estudos académicos mostram que este trabalho e os seus operadores assemelham-se em alguns aspetos às fábricas da primeira fase da industrialização! Acrescente-se que a maioria dos operadores são jovens e frequentemente licenciados!
Perante esta situação estranha-se o silêncio que paira sobre as condições de trabalho nestas unidades. Perguntam muitas vezes estes trabalhadores porque é que a ACT intervém raramente nestes locais de trabalho, apesar dos relatos e reportagens dos «média» sobre as condições de trabalho nos call centers.
De facto este setor, em crescimento no nosso País, exigiria uma maior vigilância da inspeção do trabalho portuguesa! A promoção do emprego não pode justificar condições de trabalho destruidoras das pessoas ,  com salários de não sobrevivência!

Todavia, o maior repto é feito ao movimento sindical e às diversas organizações de trabalhadores. A melhoria das condições de segurança e saúde e o exercício do trabalho com dignidade foi sempre historicamente um problema dos trabalhadores! A defesa do pão e da dignidade e, de forma mais ampla, a emancipação é obra dos próprios trabalhadores!

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