quarta-feira, 1 de abril de 2015

LOW COST,SEGURANÇA E QUALIDADE DO TRABALHO!

 
Estamos a viver o mundo do low cost! Viagens low cost, comida low cost e até trabalho low cost!O consumidor, em particular os mais jovens, regozijam-se com tais propostas. É o paraíso do consumo barato, enfim, um maná para quem tem pouco dinheiro!
Todavia, temos que ter tento na bola e não embarcar levianamente, sem espírito crítico, nesta dinâmica porque ela tem um aspeto perverso que é necessário desmontar.Com efeito, os custos baixos são em geral sustentados pelo trabalho. Não apenas pelo baixo salário, mas também pelas condições de trabalho e até de segurança.
Assim, o consumidor tem um produto barato à sua disposição mas á custa do produtor que é frequentemente esmagado no seu contrato a nível salarial e de qualidade de trabalho! Quase sempre o consumidor é o próprio trabalhador ou o seu familiar!

No fundo, o low cost é uma ilusão e serve para rebaixar os custos gerais do trabalho, dos níveis de segurança e de qualidade. As companhias aéreas são um exemplo desta realidade. Os macdonalds são outro exemplo de má alimentação a baixos custos! Com o low cost fazem-se subcontratações esmagadoras, contratos precários, trabalho clandestino!É mais uma estratégia para aumentar os lucros de alguns à custa da maioria!

Sem comentários: