quarta-feira, 8 de abril de 2015

QUEM NÃO GOSTA DA INSPEÇÃO DO TRABALHO?

Há quem queira matar a Inspeção do Trabalho! Os atuais governos conservadores e neoliberais da Europa defendem teorias de desregulamentação e flexibilização das relações do trabalho a tal ponto que, para eles, as inspeções do trabalho são um problema e não uma solução para prevenir os conflitos laborais e promover o diálogo social! O objetivo deles é destruir o direito do trabalho, em particular o direito coletivo, que protege o trabalhador, o elo mais fraco da relação laboral!
Esta aversão à inspeção do trabalho é obviamente extensiva aos sindicatos e à Organização Internacional do Trabalho (OIT).Quais são as formas que os políticos conservadores estão a utilizar para debilitar as inspeções do trabalho? São várias as estratégias, com destaque para a redução drástica dos orçamentos e do pessoal, perda de autonomia com integração das inspeções noutros organismos e erosão do estatuto do inspetor do trabalho. Quase todas as organizações sindicais de inspetores da Europa se queixam dos mesmos problemas. O inspetor perde autonomia, é sobrecarregado com burocracia e missões laterais e vê o seu estatuto diminuído contrariando até as convenções da OIT. Aumenta o controlo político das inspeções, que são frequentemente integradas na segurança social ou noutros organismos, como forma de diluir a sua missão específica.
A redução dos orçamentos é uma das mais importantes formas de destruir as inspeções do trabalho. Falta de meios para ir para o terreno e substituindo a ação nas empresas pelo trabalho meramente informativo e de aconselhamento com a justificação da falta de meios.
Os governos conservadores são muito sensíveis aos argumentos das associações patronais que se queixam de muitas regulamentações para as empresas e das ações inspetivas. Por outro lado, às organizações sindicais interessa uma inspeção atuante, autónoma e eficaz.

Em Portugal, e quando a inspeção do trabalho comemora em breve um século de vida, é oportuna uma reflexão sobre o papel da Inspeção do Trabalho numa sociedade democrática!

Sem comentários: