quinta-feira, 19 de março de 2015

UM NOVO AUTORITARISMO?


Uma dos aspetos do ambiente cultural atual é a manifestação de um indisfarçável autoritarismo e controlo social, bem como a necessidade da diferenciação através da separação de classes! Mesmo pessoas pertencentes às classes populares procuram diferenciar-se através da compra de determinados objetos caros para exibirem em público. 
Existe em certos meios um snobismo alimentado, um exibicionismo da riqueza e do estatuto social que exprimem uma certa alteração na estrutura económica da sociedade, nomeadamente o aprofundamento das desigualdades e da concentração da riqueza. Algumas pessoas das classes altas felicitam-se porque a classe média já não acede alguns espaços de lazer e não enche as vias das autoestradas. O espaço e o melhor território já não são disputados pelos antigos «pés rapados» do 25 de Abril!
O autoritarismo revela-se de modo especial nas empresas, nas escolas e nos locais de trabalho do Estado. Revela-se na aversão ao sindicalismo, à greve, ao discurso reivindicativo! Pequenos e grandes chefes são «mais papistas que o papa» na defesa de medidas disciplinadoras e rigoristas, na implementação da gestão do despedimento e do assédio moral para dominar e domesticar!
O discurso da moda é o individualismo, a superficialidade, o discurso vazio, sem ideologia aparente, a reprodução do que diz o patrão, o chefe e o comentador do jornal económico!

A normalização e domesticação capitalista quer fazer das pessoas uns robots, uns enfatuados de computador às costas e fatos de seminarista! A cultura capitalista não quer que as pessoas pensem mesmo que tenham vários mestrados, alguns dos quais na universidade católica!

Quando as pessoas pensam criticamente as coisas correm mal, as pessoas contestam, as pessoas organizam-se! A rebeldia é a alma de qualquer geração!

A cultura do atual capitalismo quer fazer de cada trabalhador um átmo, uma ilha, um ser manipulável e manipulado, incapaz de formar um coletivo, de ter consciência de classe! A nossa missão é contrariar tal objetivo! Porque esse caminho conduz a uma sociedade totalitária, fechada, comandada por pessoas sem rosto, um mundo impiedoso e frio!

Sem comentários: