segunda-feira, 9 de março de 2015

A EUROPA MOVE-SE! CHEGARÁ A PRIMAVERA!

Aproximam-se as eleições legislativas! Na Grécia o povo rompeu o bipartidarismo e, desesperado e
faminto, derrotou o tradicional partido da direita (Nova Democracia) e afundou o representante do social liberalismo (PASOK)!Foi a derrota completa do status quo, da obediência cega aos «mercados» e credores representados pela Troika!
Na Espanha o «Podemos» e o «Ciudadanos» podem igualmente colocar em questão os tradicionais partidos da direita (PP) e do centro esquerda (PSOE) igualmente do «centrão» espanhol que gerem o sistema politico e sindical há décadas!
Em ambos os países, para não falarmos de outros como a França ou Alemanha, aqueles partidos têm dinheiros públicos para se sustentarem, para se perpetuarem numa alternância sem esperança, gerindo a crise de modo que os trabalhadores, desempregados e pobres levem o fardo mais pesado!
A arrogância de muita desta gente é insustentável, dividem o bolo financeiro entre eles, quer seja o bolo partidário quer seja o bolo das instituições «democráticas» no aparelho de Estado, desde a mais humilde freguesia até á mais opulenta empresa pública ou privada! Competentes ou incompetentes são eles que mandam e que gerem!
Em Portugal a situação também pode mudar! As pessoas estão fartas desta gente que se apoderou da democracia em seu proveito! Algo tem que mudar nos próprios partidos para que a mudança não se faça contra eles ou sem eles!

No entanto, em Portugal a sensação é de resignação e de palavreado oco! Desenterram-se casos e mais casos de corrupção, de fuga ao fisco, à segurança social, de desvio de milhões de euros, disto e daquilo! Porém, não se vislumbra uma alternativa programaticamente sólida a esta maioria! Não basta derrotar nas eleições o bloco de direita, é preciso criar algo muito concreto que nos dê esperança de que é possível uma outra política! Não exatamente um regresso ao passado! Mas um regresso ao futuro que reponha os direitos sociais e laborais e uma vida com dignidade! Dignidade significa que não tenhamos crianças em Portugal com fome e idosos a morrem sem assistência na saúde e na velhice. Que não tenhamos a desigualdade imoral que cresce de forma tão impune.

Sem comentários: