quinta-feira, 26 de março de 2015

O STRESSE LABORAL - a visão sindical!

«De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-
OSHA), o stress na Europa custa cerca de 240 mil milhões de Euros/ano à sociedade. Trata-se de um número retumbante, principalmente se considerarmos que uma fatia importante deste "stress" é "stress laboral", ou seja, "stress" causado pelas más condições de trabalho. 

Este número comprova que as más condições de trabalho e a radical desregulação das relações laborais promovida pelos governos Europeus e Português, faz incidir sobre toda a sociedade um encargo financeiro incomportável e, mais importante que tudo, desnecessário. 
Desnecessário, porque a sua prevenção é possível. 
Em tempo de crise social e económica, agravada pelas políticas de austeridade, mais do que nunca é imprescindível discutir o custo "social" da sinistralidade laboral, provocada pelo incumprimento, incúria e negligência de entidades patronais para as quais a segurança e saúde no trabalho ainda é vista como um custo a evitar»-Diz a CGTP num documento sobre a matéria inscrito no seu site pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho.O texto, escrito de forma simples e compreensível, aborda os custos do stresse para as sociedades e para os trabalhadores.VER


Sem comentários: