terça-feira, 3 de março de 2015

MELHORAR A SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES DO CALÇADO!

A Autoridade para as Condições do Trabalho promove no dia 4 de março, pelas 14 horas, no Auditório da Casa das Artes de Felgueiras, o Seminário de Encerramento da Campanha para a Melhoria Contínua das Condições do Trabalho na Indústria do Calçado com as presenças do Secretário de Estado do Emprego, Presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Inspetor-Geral da ACT e representantes dos Parceiros Sociais e Institucionais do setor que, desde o início, participam nesta iniciativa.
O evento pretende fazer o balanço final das atividades da Campanha a qual decorreu durante o ano 2014 com ações de informação, formação e sensibilização, visitas inspetivas e divulgação de vários instrumentos sobre a prevenção dos riscos profissionais na indústria do calçado. Segundo avaliação provisória as ações inspetivas abrangeram 175 empresas e mais de 9.000 trabalhadores.
No decurso destas ações inspetivas, foram analisadas 2.723 situações no domínio da segurança e saúde no trabalho, 830 das quais passível de melhoria e que foram objeto de notificações para tomada de medidas. As matérias abordadas nestas ações relacionaram-se  com  os  riscos  identificados  no  setor  do calçado  pelo  programa   da
Campanha com especial relevo para os riscos químicos, organização das atividades de SST, e riscos mecânicos, entre outros.
Durante o decorrer da Campanha a ACT, quer a nível central quer a nível dos respetivos serviços regionais realizaram 48 ações de informação/sensibilização e distribuíram cerca de 600 cartazes e mais de 18.700 folhetos sobre a prevenção dos riscos profissionais.
Por sua vez os parceiros sociais, sindicais e empresariais, bem como o Centro Tecnológico do Calçado Português, realizaram nas empresas do setor diversas ações de informação/ formação e visitas técnicas.
No seminário que agora vai encerrar oficialmente a Campanha será divulgada uma informação mais completa das atividades desenvolvidas, sendo também avaliado até que ponto os objetivos inicialmente propostos foram atingidos, nomeadamente o combate aos principais riscos do setor para diminuir o número de acidentes e doenças profissionais, a melhoria da efetivação da lei no domínio da segurança e saúde no trabalho e o reforço da capacidade de intervenção dos parceiros sociais e institucionais.
A indústria do calçado, que assume hoje um particular relevo na economia nacional, representa cerca de 6% dos trabalhadores ao serviço, 3% do volume de negócios e 4% das exportações de Portugal.


Sem comentários: