terça-feira, 18 de março de 2014

D. JOSE POLICARPO- um pouco de água na fervura!


Sejamos honestos! É normal falar bem de quem morre. Nessa ocasião esquecem-se os defeitos dos amigos e muito mais dos apelidados de grandes figuras públicas!
 Assim aconteceu com a recente morte do cardeal emérito D. José Policarpo. Disseram-se palavras muito amáveis e condignas mas também existiram discursos que são mera hipocrisia.
 Ora, uma figura tão importante na Igreja portuguesa como D. José Policarpo merece que se faça uma avaliação mais crítica da sua personalidade e do seu mandato. Foi, sem dúvida, uma personalidade menos tímida e mais aberta do que o antecessor António Ribeiro.
Não me parece, porém, que seja uma personalidade tão marcante como afirmaram alguns, nomeadamente alguns políticos. Sob ponto de vista pastoral foi normal, sem rasgos, sem profetismos. Geriu sem sobressaltos as relações Estado e Igreja, mantendo claramente o apoio politico ao bloco central e, nos últimos tempos, um apoio revoltante á austeridade imposta pela Troika e Passos Coelho! Atacou nomeadamente as manifestações e lutas dos trabalhadores numa altura em que era importante equilibrar a relação de forças sociais…
 Nos anos em que foi Reitor da Universidade Católica foi conivente com o conservadorismo da mesma, nomeadamente em matéria económica! Daquela escola saíram muitos dos atuais economistas neoliberais que defendem estas políticas de austeridade e desigualdade em Portugal! Não diria, portanto que D. José Policarpo foi um grande Bispo! Mesmo sob ponto de vista intelectual foi normal, sem especial brilho em nenhuma matéria….mesmo teológica!

1 comentário:

Unknown disse...

Só peca por defeito. Eu iria mais longe em alguns aspectos nada abonatórios.