segunda-feira, 24 de março de 2014

ALERTA COM 0S QUÍMICOS PERIGOSOS!

O 28 de Abril de 2014-DIA Mundial das Vítimas do Trabalho, é dedicado aos riscos dos produtos químicos, alertando naturalmente para os perigos a que milhões de trabalhadores estão expostos nos seus locais de trabalho. 
É notória e conhecida a falta de informação de trabalhadores e empresários em matéria de riscos para a segurança e saúde, pese os avanços importantes que se deram nesta matéria na Europa e em Portugal em termos legislativos e nas empresas. A falta de informação e de avaliação de riscos estão na base da enorme quantidade de acidentes mortais e não mortais e dos doentes com alergias, cancros e outras doenças graves de origem profissional. A crise atual insiste na desvalorização do trabalho, tendo como consequência a redução do investimento nas condições de trabalho e, em particular, na promoção da saúde dos trabalhadores.
É neste quadro que se pode enquadrar a escolha temática da OIT, alertando para necessidade de prevenir os riscos químicos nos locais de trabalho.
A resposta do organismo humano a um determinado produto químico depende da pessoa, condições de exposição e características dos respetivos produtos. Relativamente á pessoa há que considerar a idade, o sexo, peso e condições fisiológicas e ainda as vias de penetração e eliminação. Relativamente às condições de exposição haverá que ter em conta a concentração da substância, tempo de exposição e os fatores ambientais como a humidade, temperatura, vento etc.
 Quanto às caraterísticas dos produtos podemos considerar as propriedades físico químicas, potencial toxicológico e as formas de apresentação (gás, líquido, sólido, tamanho das partículas) Por exemplo, no caso das poeiras do amianto, o tamanho é muito importante. Por serem poeiras tão minúsculas conseguem passar as defesas do nosso organismo e instalarem-se nos nossos pulmões.
 Este quadro, que deve ser conhecido pelos trabalhadores e responsáveis da segurança e saúde nas empresas, implica que se tomem medidas adequadas. Assim, para prevenir:
Podemos atuar logo ao nível da conceção e métodos de funcionamento das instalações e no próprio processo de produção, trabalhando em meios isolados e á distância com automatização dos processos. Podemos também intervir na organização do trabalho reduzindo os tempos de exposição, introduzindo ventilações e, em último recurso, deitando mão ao equipamento de proteção individual.
 Uma questão fundamental é saber armazenar corretamente os produtos químicos que devem estar em recipientes adequados á suas características e em locais ventilados, fechados e seguros, introduzindo sistemas de alerta e contra incêndios. Produtos químicos perigosos existem em muitos locais de trabalho. Agricultura e florestas, minas e pedreiras, construção, calçado e têxtil, para além de setores como os plásticos, refinarias e fábricas de produção de químicos, entre outros.

Sem comentários: