sexta-feira, 5 de agosto de 2011

TRABALHADORA MATA-SE DURANTE VISITA DO MINISTRO!

Hoje, durante a visita do Ministro da Saúde, uma auxiliar da saúde enforcou-se no Hospital de Évora.O Ministro esteve para suspender a visita mas não fez e o Hospital veio com aquela já conhecida de que a trabalhadora teria problemas familiares!

O caso exige ser mais conhecido através de um inquérito independente realizado por equipa que queira estudar o problema numa perspectiva  para evitar outros!O suicídio no trabalho, tal como o acidente, é um sintoma de que algo está mal nesse local de trabalho.Uma pessoa que se suicida não toma esta decisão de ânimo leve.Pensa na forma e no local para o fazer!
Os estudos realizados em França (Dejours) , nomeadamente com os vários suicídios na Renault e na France Telecom revelaram que os problemas no emprego são agravados , por vezes, com as questões familiares e vice-versa.Curiosamente, porém, no início os dirigentes dessas empresas ou serviços recusam fazer ligação do caso com as condições de trabalho (stress,bulling,assédio) e deitam as culpas para os «problemas familiares».
Caberá aos respectivos sindicatos fazerem algo para que este caso não fique na clandestinidade como tantos em Portugal!ver France Telecom

2 comentários:

João Soares disse...

Caro Brandão.
Cosnternou-me esta notícia e prevejo que vontade não faltará ou não estará a passar-se na cabeça de milhares de trabalhadores amargurados com tanto vexame e pisoteio às suas liberdades, projectos de vida, dinheiro para o estudo dos seus filhos, ficarem sem casa. Quando sabemos que uma taxa Robin ou taxar a banca seria libertar o peso opressivo sobre o trabalhador.
Desconhecia o teu blogue e passarei a ler com mais assiduidade.
Não sei se já segues o BioTerra?
Abraço

A.Brandão Guedes disse...

Amigo vejo que temos preocupações semelhantes.O que nos está a acontecer não era previsível há uns anos!Resistir é preciso!irei ver o Bio Terra.Abraço.