terça-feira, 30 de agosto de 2011

INDUSTRIA TÊXTIL.existência de riscos associados às poeiras!

A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) publicou recentemente um estudo de investigadores portugueses (Universidade do Minho e outros) que confirma elevados níveis de empoeiramento nos postos de trabalho analisados no sector têxtil.

O trabalho intitulado«Estudo Epidemiológico Transversal em Empresas Têxteis de Fiação, Tecelagem e Acabamentos»,embora elaborado há alguns anos, no âmbito de uma Campanha de prevenção para o sector,parece manter pertinencia e oportunidade para quem pretende realizar medidas de prevenção nesta industria.

O estudo permitiu também verificar que, em alguns sectores como a abertura do algodão, urdissagem e tecelagem ,os valores de empoeiramento são bastante elevados e ultrapassavam frequentemente os respectivos valores limite.Que se saiba o estudo não teve continuidade!

A ACT é praticamente a única entidade a publicar regularmente estudos sobre  saúde e segurança no trabalho no nosso País.Nos seus Serviços Centrais ,na Rua Casal Ribeiro, em Lisboa, existe uma biblioteca onde podem ser adquiridas as obras publicadas e consultadas a melhores bases de dados internacionais sobre estas matérias!

Sem comentários: