sábado, 6 de agosto de 2011

QUEM SE MATOU NÃO TEM NOME?

Ontem ,durante a visita do Ministro da Saúde ao Hospital de Évora, suicidou-se uma funcionária auxiliar daquela unidade.As várias notícias publicadas não referem o nome da referida trabalhadora nem a localidade de residência nem qualquer outro dado pessoal! Para quê? Uma auxiliar não está no fim da escala?Não ganha 500 euros?

Todas as notícias dizem o mesmo:que o ministro decidiu continuar a visita e que os Bombeiros estiveram no local com quatro viaturas e 10 elementos para além da PSP.
Hoje esperava mais alguma informação sobre o acontecimento.Mas, sem espanto, verifiquei que os jornalistas ,sempre tão curiosos, não retomaram a notícia.Silêncio!Um silêncio sintomático e assustador!
A mensagem da suicida é , como dizia o outro, um murro no estômago.Neste contexto político e neste momento social de opressão e exploração no trabalho o murro é ainda maior!Todavia, o sistema não quer pensar sobre o assunto!Querem abafar o acto subversivo do suicida e com isso ocultar-nos a realidade do dia a dia!Os que não se suicidam o que fazem?A maioria aguenta muito mal mas quer dar ares de valentia!Porquê?Homens e mulheres engolem as lágrimas, a raiva, a frustração!Procuram vingar-se no colega, na mulher ou nos filhos.Fraquejar no trabalho é que não....Oh!como isso é importante para se manter o sistema!Mas a que custo?Hoje a maior doença no trabalho já é a depressão segundo a OMS!!

Sem comentários: