segunda-feira, 2 de maio de 2011

A GREVE!

Percebi hoje que os sindicatos da Função Pública vão mesmo avançar com a greve nacional do próximo dia 6 do corrente mês!Dado o contexto esta iniciativa é um mau passo sindical!Passo a dizer porquê:

Em primeiro lugar porque foi decidida sem consulta mínima aos trabalhadores;
Porque foi para satisfazer uma ala radicalizada da Frente Comum ligada ás autarquias sem ter em conta que a Administração Pública não é apenas um sindicato;
Porque os trabalhadores estão altamente castigados neste momento em termos financeiros;
Porque muitos trabalhadores não entendem que se faça uma greve num momento em que vigora um governo de gestão e alguns recusam até o recurso à greve neste momento.

Avançar assim para uma greve neste contexto é ir direito a uma derrota e é desgastar esta forma de luta já tão desgastada por mal utilizada!
Por outro lado será de lembrar que é de evitar marcar greves ás sextas feiras para não acusarem os grevistas de quererem fins de semana alargados...

Seria mais sensato ouvir mais amplamente os trabalhadores nos locais de trabalho e coordenar as eventuais lutas com a manifestação nacional da CGTP marcada para 19 de Maio.
Os tempos que estão para chegar vão exigir muitos sacrifícios aos trabalhadores que já sofreram diminuição salarial e, para muitos milhares ,até cortes salariais.

Os sindicatos da Função Pública vão ter um longo e penoso combate para travar, em condições muito complexas.Esses combates só terão êxito se forem realizados com a maioria dos trabalhadores e não apenas com os apaniguados!Não se esqueçam que os trabalhadores querem resultados das lutas!Com esta greve apenas o Estado vai meter dinheiro ao bolso!

Sem comentários: