sábado, 28 de maio de 2011

ELEIÇÕES PARA QUE VOS QUERO!


Não faltam portugueses a acharem que estas eleições não eram necessárias!Mas o jogo democrático é assim.Governo abaixo quase sempre a melhor hipótese é dar a voz ao povo!Mesmo que neste caso o programa de governo já esteja feito, negociado (?) com três dos cinco partidos com expressão parlamentar!

Assim decorrem as eleições mais tristes da nossa história democrática!O País a caminho de um futuro que já visualizamos no trajecto da Grécia.Trata-se de saber agora como vai ser constituído o novo Parlamento do qual sairá o novo Governo.Apesar de tudo era importante que no Parlamento fosse possível uma maioria de esquerda.Digo apesar de tudo, mas o que efectivamente quero dizer é apesar das sucessivas incapacidades das maiorias parlamentares de esquerda.Para impedir males maiores, claro!
Mas o povo é soberano e dirá da sua justiça!Se os portugueses não votarem maioritáriamente na esquerda será esta (todos os que nos identificamos neste sector social e político) que deverá perguntar porque será!

Os partidos que temos são os que temos, dizem os militantes partidários.Quando se faz qualquer crítica aos partidos até os mais generosos militantes partidários ficam desconfiados e mandam-nos calar, dizendo que estamos a entrar na fronteira perigosa da antidemocracia!Para eles a democracia esgota-se nos partidos ou quase!

Assim não vamos lá!A democracia formalmente vai funcionando mas está a ser esvaziada!Os mais jovens são, com as suas atitudes, os menos interessados em participarem nas nossas velhas instituições como sindicatos, partidos e grupos semelhantes!Não entendem muita da liturgia partidária e sindical e até acham ridícula alguma!Lembram-me os tempos dos anos 60 e 70 ( Vaticano II) em que tudo o que era liturgia religiosa tridentina tinha perdido qualquer valor e até era ridícula!
Os partidos, os nossos partidos, serão obrigados a mudar!Ou nascerão outras formas de organização social e política....De certo modo isso já está a acontecer!

Sem comentários: