sábado, 19 de março de 2011

AS «CONTINAS» DAS ESCOLAS!

Algumas entram muito cedo nas escolas para receberem as crianças do básico, outras para prepararem as salas e o leite para o lanche do meio da manhã!Quantas crianças mal alimentadas!O dia é longo para todas estas mulheres que são a base do funcionamento escolar a que chamam pomposamente auxiliares de educação!

Para os alunos elas são as «continas», são suas empregadas e sempre que escrevem algum papel ficam desconfiados, pois também são muitas vezes encaradas como os polícias das escolas.

Para os professores elas continuam a ser uma espécie de empregadas ou criadas.Servem para tirar fotocópias, vigiar os miúdos e se necessário limpar os WC e o chão!
Os estatutos deu-lhes funções ilusórias-auxiliares educativas.Significa que teriam qualquer papel no domínio pedagógico!Nem pensar!Os profs nem sequer reúnem com elas, nem lugar têm nos seus sindicatosA maioria ganha há muitos anos quinhentos euros e as mais velhas estão cheias de mazelas:problemas respiratórios, ósseos, músculo-esqueléticos, desgaste psíquico e depressões.

Nas manifs sindicais aparecem em grupos barulhentos e aguerridos com as suas batas de trabalho, risos e provocações!Nas greves são decisivas tanto ou mais que os professores.Escola onde elas aderem é escola fechada.

Os pais confiam nelas as suas ansiedades e receios mas também as ameaças e até a violência!
A maioria tem pouca auto-estima, embora um bom número queira estudar e até se licenciaram algumas.São trabalhadoras da Função Pública e muitas foram precárias durante anos!Hoje exigem dignidade.São milhares e cada vez lhe exigem mais trabalho em nome da redução da despesa pública.Elas hoje são um dos grupos que mais sofre com a erosão do Estado Social!Mas, apesar de muitas, elas socialmente são pouco visíveis!A minha homenagem!

Sem comentários: