quinta-feira, 30 de setembro de 2010

GREVE GERAL NO HORIZONTE!


Não tenho dúvidas de que a situação merece uma greve geral!Existem condições graves para a vida da população trabalhadora e desempregada!A crise em Portugal é profunda e afecta em especial os mais pobres com os cortes sociais e congelamento salarial e de pensões!Estamos pior do que os trabalhadores da vizinha Espanha que ontem fizeram uma greve geral .

Todavia, as condições para uma greve geral ainda não estão preenchidas, mesmo no sector da administração pública.É necessário um grande trabalho informativo e de sensibilização dos trabalhadores que estão perante despedimentos diários e um desemprego enorme!Uma greve geral do aparelho sindical e mais os de sempre não será difícil de organizar.Uma greve geral exige uma ampla adesão dos trabalhadores!Assím é necessário consultar os trabalhadores nos locais de trabalho sobre uma decisão deste género!Não pode ser decretada de cima para baixo.Outro passo essencial será a construção da unidade para uma greve geral que não se fique apenas pela participação de uma Central Sindical!

1 comentário:

gritosnosilêncio disse...

A Greve Geral deve ser usada em último caso e não estou certo de que seja assim tão negativo cortar salários a quem ganha acima dos 1500€ num momento em que a economia atravessa uma grave crise e onde os que menos ganham estão a ser fortemente penalizados.

É evidente que muito falta fazer, o cerco aos Bancos já começou e deve continuar, a taxação das mais valias idem, alguns cortes onde o despesismo é evidente também.

Todos, sobretudo os que mais ganham, devem partilhar para a diminuição/resolução dos problemas.

No entanto saliento que os trabalhadores em geral devem estar mais alertas e vigilantes, mais participativos nas acções de luta, deveremos ampliar o grau de exigência para com os políticos, sindicatos, "agentes financeiros" e Media, porque nem tudo o que aparece na TV é tão grave ou catastrófico.

Procuremos fontes de informação alternativas e será também altura de começarmos a pensar pela cabeça dos outros mas sim pela nossa.

Sê fiel à tua consciência, não concessiones os teus principios.