domingo, 5 de setembro de 2010

VITICULTORES DO DOURO!


Esperam ansiosos pelo papel do vinho do Porto(benefício).São mais de 40 mil os pequenos viticultores do Douro que todos os anos contam com este dinheiro para o governo da casa e para tratar as vinhas.
Para chegarem às vindimas tiveram que sofrer desde a poda no outono-inverno até ao corte da uva, pasando pelos trabalhosos meses da primavera-verão quando se faz a sulfatação.A cultura da videira não dá descanso ao agricultor.É todo um ciclo vegetativo que se confunde com o nosso ciclo da vida.Quando na Primavera rebentam as primeiras videiras também o agricultor, por mais velho que seja, sente nele brotar nova vida.Vida que se refaz todos os anos numa espiral que só a morte interrompe!

Por isso o viticultor duriense tem dificuldades em perceber a linguagem dos economistas e comerciantes, irrita-se com os malabarismos políticos, com as guerras entre produção e comércio.Guerras que servem em geral para distribuir o bolo pelos mesmos de sempre.

De quando em vez descem a Lisboa numa espécie de romaria.De longe em longe desafiam o poder.Tudo muito efémero e sem consequências de maior.
Os pequenos agricultores do Douro nunca foram capazes de definir os seus interesses próprios e constituir uma organização capaz para se defenderem.O seu peso relativo subsiste apenas nas adegas cooperativas.Estas, porém estão afogadas de dívidas à banca.Banca que se apodera das maiores quintas da Região e define a política para a a mesma!

Sem comentários: