quinta-feira, 16 de julho de 2009

GRIPE A-MEDIDAS A EXIGIR NAS EMPRESAS


Contributos para o combate e prevenção da GRIPE A:

1.Exigir a protecção dos trabalhadores travando a propagação do vírus através de:

a) Manter casas de banho adequadas com sabão e desinfectante em gel nos lugares estratégicos dos locais de trabalho ( refeitórios, entradas e saídas das instalações);

b) Assegurar a limpeza rigorosa das superfícies de trabalho partilhadas, tais como maçanetas de portas, chaves, ratos de computador;

c) Aumentar, se necessário, a distancia entre os postos de trabalho e assegurar uma boa ventilação;

d) Proporcionar o teletrabalho sempre que possível;

2. Exigir uma política clara de informação na empresa, nomeadamente quanto às repercussões eventuais de uma pandemia, em particular no que respeita a baixas do próprio trabalhador ou para assistência aos membros da família.

3. Verificar se os trabalhadores sabem que podem – e devem- ficar em casa no caso de não se sentirem bem. Evitar o medo.

4. Os trabalhadores não devem perder salário pelo facto de serem afectados ou estarem em quarentena.

5. Exigir a elaboração de um plano da empresa para continuar a sua actividade que seja assumido por todos e onde cada um saiba qual é o seu papel. Planificar a ausência de trabalhadores e a eventual redução da actividade. Este plano deve ter a participação das organizações dos trabalhadores, ou na sua falta, dos próprios trabalhadores.

4. Assegurar uma formação específica e definir as condições para o caso de alguns trabalhadores terem que assumir as funções do seus colegas que estão de baixa ou em quarentena.

5. Exigir que funcionem bem os serviços de segurança e saúde no trabalho (internos ou externos)que devem estar preparados para estas eventualidades.

6. Estar permanentemente informado e em contacto com as autoridades nacionais que coordenam a prevenção e combate à pandemia, nomeadamente a Direcção Geral de Saúde e a Autoridade para as Condições do Trabalho
Estar informado sobre as orientações da Organização Mundial de Saúde.

Sem comentários: