quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MORRER NA GALIZA!


Nos últimos cinco anos perderam a vida em Espanha 44 cidadãos portugueses que trabalhavam no sector da construção civil.A maior parte destas pessoas (36) acabaram por morrer em acidentes de viação quando se deslocavam para os locais de trabalho ou quando regressavam a casa.

Face a este elevado índice de sinistralidade existe agora a intenção, por parte do Sindicato de Construção do Norte, de lançar uma campanha de sensibilização e fiscalização."Se não houver um investimento sério na segurança rodoviária, vão continuar a ocorrer as mortes nas estradas", disse à Lusa o sindicalista Albano Ribeiro.Esta iniciativa surgiu na sequência de mais um acidente grave, ocorrido na segundafeira próximo de Ourense. Dois portugueses, que se dirigiam para uma obra em Logrono, em La Rioja, morreram depois da carrinha em que seguiam ter colidido com a retaguarda de um camião.No veículo seguiam ainda mais sete compatriotas. A viagem era de 660 quilómetros, tendo os trabalhadores partido da zona de Baião."A nossa proposta é que os trabalhadores, em lugar de iniciarem a viagem na segunda-feira, a comecem na tarde de domingo, de modo a evitar pressas. Devem também trabalhar apenas até ao meio-dia de sexta-feira, para que o regresso a Portugal se processe igualmente em segurança", disse à Lusa Albano Ribeiro.

O sindicato conta reunir-se esta semana com as autoridades da Galiza para, em conjunto, serem encontradas as linhas da campanha de sensibilização e fiscalização. Actualmente estima-se que trabalhem em Espanha, na construção civil, cerca de 70 mil portugueses. Destes, entre 12 a 15 mil estão na Galiza.De acordo com as autoridades espanholas, só no passado mês de Junho, foram detectadas nas estradas galegas 91 carrinhas portuguesas que circulavam em excesso de velocidade.

Sem comentários: