segunda-feira, 11 de abril de 2016

UM LIVRO VERDE SOBRE O FUTURO DO TRABALHO?

Nas últimas décadas as leis do trabalho têm sofrido diversas alterações com prejuízo em geral para os trabalhadores.Com o código de Bagão Félix e a intervenção da Troika nos últimos anos a situação ficou francamente desequilibrada em desfavor dos trabalhadores. 
Foram mudadas as regras de despedimento, horários de trabalho, contratação coletiva, valor do trabalho suplementar e das indemnizações, vínculos, contratos a termo, enfim, quase tudo de essencial sofreu alterações! Por sugestão de quem? Do FMI, da OCDE, de Bruxelas! As teses que vingaram foram as que são mais favoráveis às empresas e à dita competitividade e ao investimento! Resultados? Estagnação e perdas salariais históricas, crescimento económico ridículo, empobrecimento e aumento das desigualdades sociais. Houve um aumento das exportações e um ou outro brilharete em alguns setores! Em conclusão os resultados das reformas laborais têm até agora contribuído para uma maior concentração da riqueza numa minoria, o aumento do trabalho precário e para o desemprego de milhares de trabalhadores de gerações mais velhas que foram sendo substituídas pelos mais novos!
Ora, é tempo de se realizar um debate nacional sobre o trabalho que envolva todas as partes interessadas, ou seja, governo, partidos políticos, sindicatos, empresas, universidades igrejas, organizações não -governamentais e outras entidades da sociedade portuguesa que queiram ter uma palavra sobre uma realidade tão importante para a vida dos portugueses! Não é justo nem salutar que apenas entidades estrangeiras, e principalmente ligadas aos interesses económicos, apontem os caminhos do futuro para o trabalho! Este é uma realidade demasiado importante, tanto para as pessoas em concreto, como para a economia do País para que só alguns tenham tamanho poder!

O debate poderia ser dinamizado através de um «Livro Verde» elaborado por uma comissão representativa e pluralista que colocasse para debate nacional as principais questões, os cenários ou caminhos possíveis que se colocam a Portugal no domínio laboral. O debate culminaria num LIVRO BRANCO que daria informação, ideias e propostas fundamentadas para os debates e decisões do Conselho de Concertação Social e do Parlamento.

Sem comentários: