quarta-feira, 13 de abril de 2016

MÁQUINAS E OUTROS EQUIPAMENTOS DE TRABALHO SÃO FONTE DE ACIDENTES!

A Autoridade para as Condições do Trabalho encerra no dia 14 de março, na cidade do Porto, a Campanha de Prevenção de Riscos Profissionais em Máquinas e Equipamentos de Trabalho com a presença de Pedro Pimenta Braz, Inspetor Geral desta Autoridade e representantes de organizações sindicais e patronais.
Durante a Sessão, que terá início pelas 14 horas, Emanuel Gomes, dirigente da Unidade Local de Braga da ACT, e coordenador da Campanha, apresentará os resultados da mesma aos participantes e jornalistas presentes.
Do diagnóstico realizado confirma-se efetivamente que em 2015 foram objeto de inquérito 59 acidentes de trabalho mortais com origem em máquinas e outros equipamentos de trabalho, representando cerca de 43% do total dos acidentes mortais. A construção civil é o setor que regista maior número de acidentes mortais ocorridos com a utilização de máquinas e outros equipamentos de trabalho seguido da agricultura.
A campanha também incluiu algumas centenas de visitas inspetivas quase sempre numa perspetiva informativa e  evitando a punição!
Um dos objetivos da Estratégia Nacional para a Segurança e Saúde no Trabalho 2015-2020 é precisamente diminuir o número de acidentes de trabalho em 30%, objetivo bastante ambicioso para Portugal! 

O combate à precariedade galopante e ao trabalho não declarado são vitais para a diminuição da sinistralidade laboral!

Sem comentários: