quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O 28 DE ABRIL -VÍTIMAS DO TRABALHO!

«Junte-se a nós para promovermos uma cultura de segurança e saúde no trabalho» é o lema escolhido pela OIT para as próximas comemorações do 28 de Abril-Dia Mundial das Vítimas do Trabalho em Portugal comemorado como Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho.
Se há algo difícil e lento na vida de uma pessoa ou povo é promover uma cultura, ou seja, criar novos hábitos e maneiras de pensar, enfim, uma nova mentalidade.
Há muitos anos que se luta no sentido de em Portugal se criar ou promover uma cultura de segurança e saúde no trabalho. Foram dados passos significativos em especial nas décadas de 80 e 90 do século XX acompanhando-se nessa matéria as iniciativas da Comissão Europeia, em particular nos tempos de Delors.
Após uns tempos de estagnação tivemos a crise financeira provocada pelo capitalismo e o mandato da «Comissão Barroso» com o triunfo no seio daquele órgão comunitário dos ideais neo -liberais, do austeritarismo, da estagnação económica e da crise social.
Em toda a Europa, e em particular no Sul, assistimos a um retrocesso no investimento das empresas no domínio da SST que não tendo sido nunca uma prioridade, mais longe está hoje de o ser! O patronato europeu e mundial não quer nada que aumente os custos empresariais, em particular no domínio dos trabalhadores.
O próprio slogan escolhido para este ano pela OIT demonstra que não se pretendem fazer ondas! É um lema genérico, vago e com o qual se concorda mesmo estando sentado e sem nada fazer!
Mesmo as organizações de trabalhadores não consideram esta questão como uma prioridade! Uma prioridade de ação e de formação de dirigentes sindicais!


Sem comentários: