domingo, 15 de fevereiro de 2015

A REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES EM DEBATE!

Decorre atualmente em frança um debate sobre o poder e a representação dos trabalhadores nas empresas no momento em que os «comités de empresa» fazem 70 anos de existência naquele país! Os comités de empresa são o equivalente ás nossas comissões de trabalhadores que nasceram após a Revolução de Abril!
O debate é pertinente e oportuno numa Europa em retrocesso social e no quadro da mundialização bastante desfavorável ao trabalho e aos trabalhadores!
O debate em França procura fazer um balanço dessa representação após terem ocorrido negociações pouco profícuas entre sindicatos e patronato sobre a matéria. É óbvio que o patronato sente os ventos a favor e está pouco recetivo a dar de mão beijada poder às organizações de trabalhadores. O poder dos trabalhadores será sempre o resultado de uma relação de forças mesmo que num quadro de diálogo social.
Creio que este debate também é pertinente em Portugal e em todo o mundo. As empresas não podem ser apenas propriedade dos acionistas. Hoje teremos que evoluir para um modelo empresarial e social que tenha em conta pelo menos quatro atores: o patrão/acionistas, os trabalhadores, os consumidores e os habitantes do território ou comunidade onde estão instaladas as empresas, em particular nos casos em que estas têm impacto ambiental.
Cada um destes atores deve estar organizado para defender os respetivos interesses e participar ao seu nível na vida da empresa. Com um sistema destes evitaríamos muitos desastres ecológicos e sociais e poderíamos falar numa verdadeira cidadania na empresa.

No debate a realizar deveríamos também fazer um balanço da ação das comissões de trabalhadores, da sua relação com os sindicatos e outras organizações. Existem comissões de trabalhadores verdadeiramente ativas e outras moribundas! Existem algumas que são verdadeiramente autónomas e outras que fazem o que o patrão manda e, quando muito, fazem bonitos pareceres! Seria interessante um estudo sobre esta matéria, será que existe? Não conheço!

Sem comentários: