terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A LUTA PELA DIGNIDADE!

A Juventude Operária Católica (JOC) vai realizar no próximo sábado,4 de Fevereiro, em Santa Maria da Feira ,um workshop sobre a dignidade dos jovens!Como base de reflexão para esta actividade existe um inquérito europeu com dados interessantes sobre os jovens.
Curiosamente entre as instituições que mais fazem com que os mais jovens se sintam como um objecto estão  os políticos (75%), o ensino nacional (61%),uma administração (60%), uma igreja (27%) e a família (6%).
Por outro lado, quase 98% dos jovens concorda que a dignidade consiste em não ser considerado um objecto, mas sim uma pessoa integral.

Podemos então dizer que a luta pela dignidade é para os jovens essencialmente a luta contra coisificação, o combate para evitar tornar-se uma coisa, um objecto, ou seja algo exactamente contrário ao ser pessoa!
Todavia, a nossa sociedade, que aparentemente endeusa o jovem, torna-o frequentemente uma «coisa», um objecto de publicidade e de consumo!Aliás a juventude é assim um elixir para fazer um bom negócio!

No trabalho o sistema capitalista sempre percebeu que os jovens são um factor (coisa) de produção mais barato do que os mais velhos!Quando entram na empresa, em geral com vínculos precários,ficam mais baratos nos salários e são frequentemente empurrados para trabalhos menos personalizados e mais  perigosos.Na Europa os jovens trabalhadores têm mais 50% de possibilidades do que os adultos em sofrerem um acidente de trabalho!A precariedade é fonte de insegurança a todos os níveis, inclusive de maior possibilidade de sofrer acidentes!A precariedade é tornar o trabalhador uma coisa maleável, descartável e adaptável á estratégia da competitividade.

Percebe-se que os jovens com mais escolaridade que as anteriores gerações não queiram ser coisas, mas sim ser pessoas.Mas para ser pessoa é preciso estar num continuo processo de conquista da nossa dignidade.Esta dignidade conquista-se através da luta pela autonomia-liberdade-responsabilidade.Este processo inicia-se com o nosso nascimento, desde os nossos primeiros passos quando deixamos a mão dos nossos pais!
A dignidade não é uma teoria ,mas sim uma prática individual e colectiva.Daí a importância da familia, da escola, do sindicato, da igreja e da empresa.E daí a importância de organizações como a JOC!Impedir que os jovens se tornem coisas descartáveis mas sim pessoas livres e responsáveis!

Sem comentários: