domingo, 13 de fevereiro de 2011

EGIPTO LIVRE!

Compro o jornal junto com a habitual «bica».Com letras bem visíveis na primeira página está «EGIPTO LIVRE».Vejo as fotos e os excelentes relatos do repórter Paulo Moura que está no Cairo!Lá no interior do Douro sinto um pequeno contentamento com a vitória do povo que teimosamente se manteve sabia e corajosamente na Praça Tharir!

Enquanto sinto essa discreta alegria lembro os dias da Revolução de Abril!Lembro o Largo do Carmo!Também aqui o povo foi decisivo e fez história contra todos os cépticos que apenas olham para os jogos de poder.
Egipto livre?Apenas livre de alguém que esteve à frente de um conjunto de interesses que por lá continuam!Novos actores estão a emergir e outros a consolidarem-se.

Em dia chuvoso o comboio avança pela via junto ao Douro rodando como quem já conhece o caminho a percorrer.Lá longe no Egipto um povo saboreia momento irrepetíveis num misto de alegria e apreensão pelos capítulos que se seguem.Muitos deles sabem bem o que se segue!Controlo do País por uns tantos.Mas tal não é um fatalismo nem ciência certa pese todos os analistas encartados.

Depende da força e da organização popular, da exigência de justiça na criação e distribuição da riqueza e do controlo do poder escolhido democraticamente.Exercício pleno da cidadania económica, social e cultural .Parece um manifesto simples e todavia tão difícil e complexo é nos dias de hoje!Não apenas no Egipto, civilização milenar,mas aqui na nossa Europa que se orgulha de ser tão democrática!

Foto retirada de Estadão.com.BR/blogs

Sem comentários: