quarta-feira, 30 de junho de 2010

PACTO PARA O EMPREGO?


O Governo e os parceiros sociais vão inciar o debate sobre um pacto para o emprego.O contexto não é muito favorável a qualquer pacto ao contrário das aparencias.
De facto, o diálogo social nos últimos meses tem sido ,em geral, um continuado monólogo.
O Governo, quando muito, faz que ouve os parceiros mas verdadeiramente não tem estado disponível para partilhar as decisões da política laboral e social!Esta é a realidade!

Depois a posição da ministra do trabalho, ao contrário do que se possa pensar, não é muito confortável.Aliás, as últimas declarações de Helena André, nomeadamente ao Expresso da semana passada não ajudam muito a este diálogo social.

Impressiona a forma insensível como fala dos cortes no domínio social e nos custos do trabalho.Tendo sido uma sindicalista a sua frieza espanta muita gente!Mas não admira.Ela no fundo pertence á burocracia de Bruxelas que vive num mundo distante dos mortais!Ela vê números, directivas políticas, poupanças a fazer.Diz que tem uma distancia muito grande porque viveu no estrangeiro!Ora é esse o problema.Como boa governante do sistema e dos «mercados»não tem compaixão.Compaixão?Isso não é para estadistas.E Helena André quer ter estofo de estadista.Quando aceitou ser ministra, opção legítima, sabia bem ao que vinha....

Sem comentários: