segunda-feira, 14 de junho de 2010

OUTRA VEZ A REFORMA LABORAL!


Nos últimos dias mais uma vez aparecem notícias sobre a tão estafada reforma laboral.Ainda há pouco tempo se fez uma reforma do Código do Trabalho.Nas últimas décadas temos realizado diversas alterações laborais e produzido dezenas de diplomas.A confusão neste domínio é grande.Ainda não se perceberam todas as implicações das recentes alterações ao Código, nomeadamente no campo da contratação, da flexibilidade e dos horários.

Agora aproveitando a crise diversos organismos internacionais, nomeadamente a Comissão Europeia, dizem mais uma vez, que Portugal deve alterar a legislação laboral.Não dizem, nem sei se sabem,por exemplo,que era necessário pôr os tribunais de trabalho a funcionar! Sabem eles que um caso simples de trabalho pode demorar cinco anos a ser resolvido em tribunal? Significa tal realidade que a justiça não funciona e ,portanto, na prática funciona a lei dos mais forte!

Mas estes senhores não querem saber desta realidade .Pretendem alterar a legislação de modo a que as empresas não tenham qualquer despesa nem trabalho quando fazem um despedimento.Querem a flexibilidade e já não falam em segurança.Lembram-se da flexisegurança e as dezenas de ideólogos que falavam sobre o tema?
Foi moda que já deu uvas!Agora é simplesmente mais flexibilidade.A crise obriga a tal dizem eles...

Mas temos que dizer que a Europa não ganha nada em diminuir a qualidade do seu trabalho que significa perda de qualidade de vida dos cidadãos. A Europa deixa de ser uma referência como espaço de trabalho digno.A competitividade ganha-se com trabalho digno e de qualidade, com investimento na formação e na tecnologia, investigação, novos mercados e salários justos.

Dizem que os socialistas estão divididos sobre esta questão.Divididos?Não acredito.Trabalho digno, com direitos sociais é parte do núcleo ideológico de todos os democratas e especialmente de quem é socialista.

Sem comentários: