terça-feira, 8 de outubro de 2019

AS ELEICÕES, A NOVA CRISE E AS LUTAS DOS TRABALHADORES!



A última e histórica legislatura acabou, a chamada legislatura da «Geringonça», que teve que
afugentar vários diabos e fantasmas para poder sobreviver!Quem mais ganhou foi sem dúvida o Partido Socialista, pois  o PSD, a CDU e o CDS sofreram pesadas derrotas e o Bloco ficou mais ou menos igual!Inquestionável é a existência de uma maioria de esquerda!
O voto no PS, dando-lhe uma folgada maioria, tem diversas origens certamente e algum mistério.Até veio, talvez, de alguma direita social que viu estabilidade, apoio aos negócios e firmeza no que respeita às alterações laborais que vinham da troika.
Perante a incapacidade do PSD de Rui Rio alguma direita apostou forte no PS para que este não tivesse necessidade absoluta das esquerdas.Demonstra experiência e astúcia política de uma certa elite económica associada na sua maioria nas organizações patronais, fundações e diversas redes que promovem as negociatas.É o voto tático que certamente também existe na esquerda.Quem mais sofre são partidos tradicionais com eleitorado fiel, mas que vai sofrendo erosão (abstenção?) como são os casos do CDS e do PCP.
A corrente mais à direita do Partido Socialista vai ver assim a sua margem de manobra aumentada para evitar demasiados compromissos com os partidos mais à esquerda e com as reivindicações sindicais. Verdadeiramente o PS não precisa de fazer acordos substanciais para governar como aconteceu com o último governo.Costa ,a esquerda social e sindical do PS terá força e querer suficiente para equilibrarem essa orientação que poderá prevalecer no PS.?
Curiosa é a ideia de próxima crise que, entretanto, emerge não apenas em Portugal mas também noutras partes do mundo.Apenas alguns anos de respiração para o povo e já os «gurus» da economia ligados aos investidores falam numa nova crise para conter as reivindicações sindicais,os salários e pensões e aumentar o desemprego.Uma nova crise que resultará em aumento das desigualdades e pobreza, em descrédito da democracia e avanço da extrema direita.
Parece que nosso relaxamento vai acabar.O melhor será que nos preparemos para novos combates.Como vai gerir a situação o novo governo?Pelas alianças que fizer nos próximos dias para governar teremos as respostas!

Sem comentários: