
O estudo do EUGT sobre macacos tinha como fim provar que os veículos diesel de tecnologia recente são melhores que os velhos modelos.No teste encerraram dez macacos durante quatro horas a respirar o dito gás.Para evitar o enjoo ficaram instalados a ver desenhos animados.A experiência foi levada a cabo num laboratório de Albuquerque ,Novo México em 2014, segundo a imprensa americana.Dois anos antes a Organização Mundial de saúde tinha classificado o diesel como cancerígeno!Mais tarde a empresa assumiria as culpas dizendo que o método científico escolhido era errado.Um membro do governo alemão considerou o caso como imundo e absurdo.
Mais recentemente, no passado mês de janeiro, um jornal alemão revelou que as experiências conduzidas pelo EUGT tinham abrangido também seres humanos.Com efeito,entre 2012 e 2015 vinte cinco jovens adultos de boa saúde foram feitos cobaias.Desta vez o teste foi feito no hospital universitário d,Aix-la- Chapelle. Uma vez por semana estes jovens ficavam expostos a concentrações para lá dos limites de NO2 durante três horas num quarto de 40 metros quadrados.Em cada sessão deveriam ter um momento a pedalar uma bicicleta de apartamento.:O grupo Daimler veio posteriormente a condenar o estudo.Mais tarde o EUGT afirma que estes últimos testes tinham como objetivo avaliar os efeitos da exposição de NO2 no local de trabalho.
Entretanto, e segundo o jornal LE MONDE, outro estudo publicado em em maio de 2017 na revista Nature estimava em 38.000 o número de mortos prematuros no mundo,em 2015, causados pelo excesso de óxidos de azoto do «dieselgate».
Existem estudos da Organização Mundial de Saúde que indicam que o dióxido de azoto, um dos principais poluentes da atmosfera, não é bom para os nossos pulmões e ataca em particular as pessoas mais vulneráveis como crianças e pessoas asmáticas.
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