quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O SUICÍDIO NAS FORÇAS DE SEGURANÇA!

Um jornal diário escrevia hoje um título lamentável! Assim: «Mais de um quarto dos polícias que se
suicidaram bebia demasiado»! Se fosse um familiar de qualquer agente suicidado ficaria chocado com esta falta de sensibilidade jornalística! A notícia referia um relatório do Ministério da Administração Interna sobre as causas do suicídio na PSP e na GNR, onde eram salientados aspectos como o álcool e os problemas pessoais como principais factores do suicídio. Visto o relatório, coordenado por um psiquiatra, as coisas não são vistas desta maneira mas com muito maior cuidado e rigor, sem darem essa importância ao álcool ou a outras substâncias. O uso da bebida e de drogas já são resultado de outros problemas que os agentes estão a viver, alguns pessoais e outros profissionais como a violência, a cultura policial que ignora ou ignorava a doença mental e os regulamentos disciplinares elaborados de forma militarizada e o acesso fácil a uma arma.
O fenómeno do suicídio nas Forças de Segurança tem vindo a ser estudado, existindo inclusive um Plano de Prevenção para estas forças desde pelo menos 2006.O relatório agora publicado informa que entre 2007 e 20015,num período de 7 anos suicidaram-se 89 agentes da PSP e da GNR!É muito! É uma taxa muito superior à taxa da população civil! Uma percentagem importante matou-se no local de trabalho e com a arma de serviço.

Quer queiramos quer não esta taxa de suicídio é um sinal claro de que algo vai muito mal nas Forças de Segurança em Portugal! É louvável o esforço e as medidas de prevenção estabelecidas pelo Ministério da Administração Pública! VER

Sem comentários: