sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A NOVA (velha) CULTURA LABORAL!

Uma das tendências laborais dos tempos modernos é a precariedade e flexibilidade! O desejo da maioria dos patrões é hoje acabar com o direito do trabalho, em particular com a negociação coletiva! O ideal empresarial será uma relação de trabalho individual em que eu, patrão, dou-te o salário que julgo possível e tu vais dar-me trabalho, de preferência sem horário, ou seja, sempre disponível de dia e de noite! Com os avanços tecnológicos, nomeadamente das comunicações, os trabalhadores podem estar sempre conectados á empresa, ou seja ao chefe ou ao patrão. Com o desemprego volumoso os trabalhadores estão disponíveis para esta situação pois temem o desemprego e a pobreza a curto prazo!
Como a maioria das empresas já não tem organização sindical ou outra os trabalhadores estão numa situação de absoluta vulnerabilidade, atomizados, cada um por si, submetidos a todas as pressões e ilegalidades.
Por sua vez, a maioria dos atuais modelos de gestão consideram o sindicato um inimigo, um concorrente da sua autoridade. A gestão também é frequentemente confrontada com fortes pressões dos acionistas e investidores para aumentarem a produtividade, vencerem a concorrência custe o que custar. Processos de despedimento coletivo são cada vez mais frequentes nas grandes empresas. Nas pequenas e médias empresas utiliza-se mais o assédio moral, a violência verbal, o contrato a prazo, o falso recibo verde! É toda uma velha cultura laboral que desmotiva, é selvagem e gera instabilidade e doença física e mental.

Assim, os trabalhadores terão que reconstruir organizações que os defendam, quer sejam sindicais ou outras! É verdade que hoje os trabalhadores mais jovens têm mais poder porque têm mais formação e educação e dominam em geral as tecnologias. Mas, não tenham ilusões! Esse poder individual não chega! Essas são ferramentas que se vão tornar normais, vulgares! Há que construir ferramentas coletivas, autónomas, cultas e flexíveis!

Sem comentários: