segunda-feira, 19 de maio de 2014

TRAFICO DE SERES HUMANOS AUMENTA!

Em Abril passado o Observatório do Tráfico de Seres Humanos publicou o seu Relatório sobre 2013.Comparativamente a 212 foram sinalizadas mais vítimas, com um aumento de 146%. 
Os números gerais do relatório mostram o seguinte cenário: entre as 299 pessoas sinalizadas como sendo potencialmente vítimas de tráfico em Portugal há 49 menores e 250 adultos. A maioria são estrangeiros. Os romenos são os mais representados (185 sinalizações, incluindo seis menores com uma média de idades de oito anos), mas também há cidadãos da Guiné-Bissau, Nigéria, Brasil, Bulgária...
Quanto a portugueses sinalizados como potenciais vitimas de tráfico de seres humanos, em território nacional, são 31, dos quais 17 menores de idade (com uma média de 13 anos). Há ainda nove cidadãos portugueses sinalizados no estrangeiro como potenciais vítimas – o que representa uma redução de 80% em relação às sinalizações feitas em 2012, segundo o relatório: "O decréscimo de sinalizações no estrangeiro é explicável pela ausência de grandes ocorrências no estrangeiro durante 2013: em 2012 uma só ocorrência envolveu 35 presumíveis vítimas (suspeita de exploração laboral na Alemanha)."
 Se no caso dos 250 adultos sinalizados a suspeita de exploração laboral era a mais frequente (ela está presente em 198 denúncias feitas em Portugal), entre as crianças e jovens é a de exploração sexual. As presumíveis vítimas são, em geral, meninas, entre os 13 e os 17 anos, da Nigéria, Guiné-Bissau e também algumas portuguesas.
A maioria do tráfico para exploração laboral sinalizou-se no Alentejo e Ribatejo nas explorações agrícolas que produzem para a agroindústria ou para os mercados de grandes cidades como Lisboa e Madrid (legumes) Estas explorações são elogiadas por este governo pela sua eficácia exportadora! Pudera!

Sem comentários: