sexta-feira, 5 de abril de 2013

O ROMANCE DO SALÁRIO MÍNIMO!

O governo e os parceiros sociais têm vindo a protagonizar uma autentica novela sobre o aumento
do salário mínimo cujo montante é uma vergonha nacional! O governo diz que aumentar o salário mínimo é mau para as empresas e só com o aval da Troika o fará. Mas não está convencido!

Os patrões dizem que sim que sim…mas para as calendas! A UGT quer o aumento moderado, ou seja, mais uns cêntimos por mês , mais para adiante e depois de pedir licença também á Troika. A CGTP vai esticando a corda para não deixar esquecer o problema e desgastar um governo sem rumo e de classe (os banqueiros).

Ora, estudos da OIT e da Comissão Europeia têm abordado as questões relativas ao salário mínimo e as conclusões são claras. Um salário mínimo anti pobreza, ou seja, mais de 60% do salário médio do respetivo país, é um elemento importante de dinamização económica e de justiça social! Esta é por exemplo uma das conclusões de uma recente conferência internacional sobre o trabalho digno na EU promovida pelo CFTL e BASE-FUT, em Coimbra, em Fevereiro passado e com apoio da Comissão Europeia, Ora aí está! O não aumento do salário mínimo é uma opção política , de um capitalismo míope e provinciano!

1 comentário:

Unknown disse...

Nesta novela há um episódio da maior relevância que parece andar esquecido.
É que o salário mínimo nacional acordado por unanimidade de todos os representantes na concertação social em 2009 foi de 500 euros para vigorar a partir de 1 de Janeiro de 2011.
Por isso quem anda a negociar o que já está negociado só pode estar a gosar com o pagode!
O que deve ser feito é reivindicar o cumprimento do compromisso assumido com a devida retroactividade ou então a validade dos acordos tripartidos são uma "bata".
Nesta situação só têm lógica e seriedade as propostas de aumento superiores a 500 euros.