segunda-feira, 15 de abril de 2013

DESAFIOS PARA A UGT!

A UGT tem marcado o seu Congresso para o próximo fim- de semana, a 20 e 21 de Abril. O seu
atual Secretário -Geral, Joao Proença, irá abandonar o cargo e suceder- lhe- á Carlos Silva, um sindicalista dos Bancários do Centro.


É um Congresso que ocorre num dos momentos mais dramáticos para os trabalhadores portugueses. Estamos sob intervenção externa dos credores e em plena destruição do Estado Social e de subversão dos direitos laborais consignados na Constituição como o direito ao trabalho em segurança, ao salário, á pensão depois de anos de trabalho. Temos um desemprego histórico e uma juventude em debandada para o estrangeiro!

Perante esta situação, que tem causas externas e internas, mas cujo principal responsável é o Governo atual de Passos /Portas a direção da UGT tem pactuado em nome de um realismo e de um minimalismo que se assemelha a colaboracionismo!E aqui sabemos bem que o papel principal é de Joao Proença na medida em que na UGT o Secretário -Geral é um órgão! Na prática o mais importante órgão da UGT. Neste vendaval Proença considerou que o melhor caminho para a UGT seria respeitar um acordo que, na prática, o governo nunca respeitou e, mesmo assim, Proença nunca fez mais do que ameaçar que iria romper o mesmo! O desgaste na credibilidade da UGT foi enorme! Em alguns locais de trabalho onde ainda se fala destas coisas, o tema era motivo de riso!

Por outro lado, a sua personalidade e aversão á CGTP nunca o deixaram formular uma estratégia de unidade eficaz na ação, embora salvaguardando a sua identidade! As poucas greves conjuntas não serviram para alargar os canais de cooperação mas antes para os estreitar….e a responsabilidade não estará toda do outro lado, pese também a personalidade voluntarista do atual líder da CGTP! Sei , todavia ,que para a última greve geral houve vontade genuína de convergência da parte da CGTP!A Greve foi ibérica pela primeira vez e até com adesões de outros países europeus! Proença foi o único a bater-se contra para espanto dos outros sindicalistas europeus!

Assim, espera-se que o novo líder da UGT encontre um caminho que retire a UGT desta situação ou seja, que seja capaz de defender os trabalhadores á sua maneira sem colaborar com os seus declarados adversários!

1 comentário:

Jose disse...

Talvez um dia se perceba melhor porque é que João Proença tem conduzido a UGT de maneira que, na prática,tem sido um aliado da política neoliberal que está a sacrificar o Povo e a afundar o país. Não tanto porque assinou um Acordo de Concertação Social, mas porque, mesmo com todas as violações desse Acordo por parte do Governo, continua a nem sequer ter uma posição de critica corajosa! Quando tem mais que razões para romper com esse Acordo!!!